Sobre

 

André Monteiro é um fotógrafo de natureza no Brasil, sendo considerado o único dedicado exclusivamente à fotografia do Cerrado, bioma brasileiro. André prioriza a fotografia como expressão da realidade e instrumento de divulgação do Cerrado. É considerado o mais relevante fotógrafo do Cerrado em atividade. Produz livros com temática fotográfica e narrativa associadas ao bioma, sendo o autor das fotografias e dos textos. Desde 1990 fotografa as Unidades de Conservação do Cerrado, o seu entorno e as regiões onde o Cerrado se encontra preservado.

É graduado em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-graduado em Geoprocessamento Aplicado ao Sensoriamento Remoto por Imagens pela Universidade Federal de Goiás. Tem trabalhos e ensaios publicados em jornais e revistas nacionais. Recebeu da Assembléia Legislativa de Goiás a Comenda do Meio Ambiente Jornalista Washington Novaes, em 2023. Faz exposições fotográficas e ministra palestras sobre a fotografia e o Cerrado em instituições nacionais e internacionais.

É autor (fotografia e texto) dos livros “Memórias: boiadeiros do Cerrado”, “Parque das Emas, no coração do Cerrado” – já na 2a edição, “Notas do Isolamento, quase diário de uma epidemia”, “Águas de um Cerrado particular” e “Cerrado” – este com fotografias exclusivamente em preto e branco. Desenvolve projetos para publicação sobre ecossistemas do Centro-Oeste.